Seminário comemora os 5 anos da Cooperação Técnica SBE VC RBMA

10/08/2016

Publicado no SBE Notícias N° 347 de 15/08/2016.
 

No dia 10 de agosto de 2016 a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Votorantim Cimentos (VC) e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), comemoraram os 5 anos da Cooperação Técnica no auditório Augusto Ruschi, sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), apresentando as principais conquistas da parceria e lançando duas publicações.

A SBE lançou o Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas com a apresentação de Luis Enrique Sanchéz, Coordenador Técnico e um dos organizadores da obra.

Clayton F. Lino, presidente da RBMA apresentou  o Plano de Gestão Territorial Sustentável que  traz o roteiro metodológico para avaliação,  valoração e planejamento para conservação dos  ativos ambientais de empresas de  base territorial.

O encontro contou com a presença de mais de 150 pessoas, como Ricardo Salles, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Antônio Velloso Carneiro, Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marina Grossi, Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Rubens Rizek, Secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, José Jaime Sznelwa, Superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral do Estado de São Paulo.

“Estas duas publicações didáticas representam os produtos mais importantes desenvolvidos em cinco anos de parceria e uma contribuição para a sociedade como um todo, com o compartilhamento de informações e boas práticas que podem ser replicadas também por outras empresas”,  disse o Diretor Técnico Global da Votorantim Cimentos, Álvaro Lorenz.

Durante o encontro, a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo (SMA), representada pelo seu secretário adjunto, Antônio Velloso Carneiro, firmou com a VC um protocolo de intenções visando a ações conjuntas para promover um estudo da “Área dos Paiva”. A localidade situada no entorno do Parque Estatual de Intervales, em Ribeirão Grande, possui mais de 690 hectares e conta com a presença de aproximadamente 40 cavidades, incluindo a Gruta dos Paiva, a quinta maior do estado. Para Antônio Velloso, o evento ultrapassou o previsto. “A parceria e a integração entre o poder público e o privado foi um sucesso.”

Patrícia Montenegro, gerente corporativo de assuntos ambientais da VC, apresentou as principais realizações da cooperação nestes 5 anos e destacou que a maior conquista foi a confiança e parceria na busca por soluções para a conservação ambiental.

Após as apresentações, os representantes das três instituições responderam à questões do público e foi feita a distribuição das publicações durante o coquetel de encerramento.

 

A cooperação e seus produtos foram feitos de forma espontânea, não sendo vinculados ao cumprimento de qualquer exigência ou condicionante. Trata-se de uma iniciativa pelo bem comum, uma forma de contribuir para elevar os padrões de preocupação ambiental do mercado minerário, destaca o presidente da SBE, Marcelo Rasteiro.

 


 

Últimas Notícias

  • Votorantin Cimentos na Cement Business and Industry 2017
  • Projeto irá catalogar cavernas nas propriedades da Votorantim Cimentos
  • Seminário Internacional "Gestão Empresarial em Reservas da Biosfera"
  • CPRM divulga nota sobre o Guia de Boas Práticas da Mineração
  • Palestra realizada na PUC sobre Cavernas e o Licenciamento Ambiental
  • Plano de Gestão Territorial Sustentável (PGTS) está disponível para download
  • Palestra na PUCCamp sobre Cavernas o e Guia de boas Práticas
  • Guia de Boas Práticas está disponível para download
  • Seminário comemora os 5 anos da Cooperação Técnica SBE VC RBMA
  • LANÇAMENTO DO GUIA DE BOAS PRÁTICAS & PROJETO ATIVOS

Clique aqui para mais notícias!