Cooperação Técnica no Quarries Alive 2018, em Portugal

31/07/2018

A Votorantim Cimentos representou a Cooperação Técnica no Quarries Alive 2018, em Portugal, no último mês de maio.
Tivemos o trabalho escolhido e fomos convidados para a apresentação oral do case da parceria VC - SBE - RBMA (http://www.cavernas.org.br/cooperacaotecnica/)
O evento teve o CSI (Iniciativa de Sustentabilidade do Cimento) como um dos apoiadores, e foi realizado em parceria com a Universidade de Évora.

O tema do evento, "Enhancing Biodiversity and Ecosystems Services in Quarries - Challenges, Strategies and Practice", possibilitou diferentes abordagens sobre biodiversidade e mineração, em 3 dias de evento, com mais de 150 participantes de todo o mundo.

A exploração mineral é uma atividade com expressão global que, devido à sua natureza extrativa, tem fortes impactos nos habitats, fauna e flora tanto nas minas quanto nas áreas adjacentes. A crescente conscientização sobre essa questão envolveu comunidades industriais e científicas para se unirem e se comprometerem com metas ecológicas, visando restaurar a biodiversidade, salvaguardar os valores naturais e os serviços ecossistêmicos. Isso exigiu uma demanda por soluções concretas e realistas que se movem em direção à exploração sustentável de recursos na indústria de extração.

Esta conferência teve como objetivo colmatar projetos de restauração em minas em todo o mundo, aproveitando o compartilhamento de diferentes abordagens e insights. Foi um encontro interdisciplinar para trocar experiências de projetos de pesquisa científica, abordagens de engenharia técnica e estudos nas empresas com foco na melhoria da biodiversidade em minas.

Vamos nos concentrar em projetos que trabalham com gestão de habitat e restauração, garantindo serviços ecológicos e elevando o valor de conservação das áreas de mineração! 

http://quarriesalive2018.uevora.pt


 

Últimas Notícias

  • Lançamento: Guidebook of Good Environmental Practices for the Quarrying of Limestone in Karst Areas
  • Cooperação Técnica SBE-VC-RBMA participa de Simpósio sobre Espeleologia e Legislação
  • Cooperação Técnica participa de reunião do Conselho de Acompanhamento do Projeto Ativos Ambientais da Cova Eirós, Espanha
  • Cooperação Técnica apoia Simpósio de Espeleologia e Legislação Ambiental
  • Cooperação Técnica no Quarries Alive 2018, em Portugal
  • Cooperação Técnica disponibiliza PGTS (Ativos) em inglês
  • Lançado vídeo de apresentação da Cooperação Técnica
  • Veja os ganhadores do concurso fotográfico da RBMA
  • Sorteada do 34° CBE visita 'Legado das Águas' da Votorantim
  • Diretor do CCCP participa de publicação premiada

Clique aqui para mais notícias!