Cooperação Técnica participa de reunião do Conselho de Acompanhamento do Projeto Ativos Ambientais da Cova Eirós, Espanha

01/09/2018

No dia 8 de maio de 2018, ocorreu a reunião do Conselho de Acompanhamento do Projeto Ativos Ambientais da Cova Eirós, em Lugo, Espanha, na Escola Politécnica Superior de Enxeñaria, onde foram apresentados os diversos estudos realizados até o momento para discussão da importância da conservação da Cova Eirós, e travados compromissos quanto à recuperação do teto da cavidade. Além disso, firmou-se a elaboração do Plano de Gestão Territorial Sustentável - PGTS da área e com isso foram iniciados os trabalhos de levantamento dos ativos ambientais da região.

O Conselho de Acompanhamento do Projeto Ativos Ambientais é formado por várias entidades galegas: ADEGA – Associação para a Defesa Ecológica da Galícia, Conselho da Cultura Galega, IBADER – Instituto de Biodiversidade Agrária e Desenvolvimento Rural, Universidade de Santiago, entre outros, além da Cosmos e dos membros da Cooperação Técnica.

A implantação do Projeto Ativos Ambientais na região da Cova Eirós, localizada na mina de Triacastela, surge do rico conteúdo arqueológico - vestígios de Cro-magnon, pinturas rupestres, vestígios de Neanderthais - e paleontológico - esqueletos e marcas de urso fóssil extinto - da caverna, apesar das suas pequenas dimensões.

Durante vários anos houve um intenso conflito entre a exploração mineira e a luta pela conservação dessa cavidade. Em 2016, a partir de manifestação da ADEGA, a Cooperação Técnica SBE – VC – RBMA começou a atuar na região através do Projeto Ativos Ambientais, a fim de resolver o conflito estabelecido, conservando a Cova Eirós e contribuindo para a maior sustentabilidade do empreendimento.

 


 

Últimas Notícias

  • Lançamento: Guidebook of Good Environmental Practices for the Quarrying of Limestone in Karst Areas
  • Cooperação Técnica SBE-VC-RBMA participa de Simpósio sobre Espeleologia e Legislação
  • Cooperação Técnica participa de reunião do Conselho de Acompanhamento do Projeto Ativos Ambientais da Cova Eirós, Espanha
  • Cooperação Técnica apoia Simpósio de Espeleologia e Legislação Ambiental
  • Cooperação Técnica no Quarries Alive 2018, em Portugal
  • Cooperação Técnica disponibiliza PGTS (Ativos) em inglês
  • Lançado vídeo de apresentação da Cooperação Técnica
  • Veja os ganhadores do concurso fotográfico da RBMA
  • Sorteada do 34° CBE visita 'Legado das Águas' da Votorantim
  • Diretor do CCCP participa de publicação premiada

Clique aqui para mais notícias!