A Cooperação entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia e o Instituto Brasileiro de Mineração

 

A Cooperação entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) visa unir esforços em prol da conservação e do uso racional do Patrimônio Espeleológico Brasileiro. Fruto de um desejo de ambas instituições de conciliar a preservação do patrimônio espeleológico, o desenvolvimento sustentável e extração mineral.

O IBRAM, entidade que representa mais de 90% do setor de mineração, no 33° Congresso Brasileiro de Espeleologia, em 2015, apresentou as preocupações do setor com a atual legislação que não atende nem aos interesses do desenvolvimento econômico, nem da conservação ambiental, manifestando o interesse em uma aproximação com a SBE. No mesmo ano foi firmado o termo de cooperação entre as duas entidades para execução de projetos e ações institucionais.

Ficou acordado entre as partes que todo o desenvolvimento das ações desta cooperação será feito de forma transparente, integrada, participativa e conjunta. As linhas de atuação foram divididas em 5 programas descritos abaixo, você pode conhecer cada um mais profundamente clicando no link.

 

1 - PROGRAMA DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO;

2 - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOBRE PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO;

3 - PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO E MANEJO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO BRASILEIRO;

4 - PROGRAMA DE APRIMORAMENTO LEGAL E POLÍTICAS PÚBLICAS.

5 - CASOS ESPECIAIS E OPORTUNIDADES.


 

Leia mais…

  • A Cooperação entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia e o Instituto Brasileiro de Mineração
  • A Sociedade Brasileira de Espeleologia
  • O Instituto Brasileiro de Mineração
  • Carta de Princípios - SBE-IBRAM
  • Plano de trabalho da Cooperação