SBE E IBRAM assinam termo de cooperação

15/08/2015

Publicado no SBE Notícias N° 323 em 15/08/2015 e escrito pelos diretores Marcelo A. Rasteiro e Luciano E. Faria.

 

A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), assinaram, no último dia 12 de agosto, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de unir esforços em prol da conservação e do uso racional do Patrimônio Espeleológico Brasileiro. A assinatura se deu na sede da Antiga Mina Águas Claras, em Nova LimaMG, com a participação de representantes da Vale, Votorantim Cimentos e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Além da assinatura do Termo de Cooperação, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo departamento de espeleologia da Vale.

 

O IBRAM é a entidade nacional que representa mais de 90% do setor mineral brasileiro e no último Congresso Brasileiro de Espeleologia apresentou as preocupações do setor com a atual legislação que não atende nem aos interesses do desenvolvimento econô- mico, nem da conservação ambiental, manifestando o interesse em uma aproximação com a SBE. Desde o início desta aproximação defendemos a posição de que a discussão deve ser feita de forma transparente, participativa e seguindo os fundamentos para conservação do patrimônio espeleológico brasileiro, o que foi bem aceito pelo IBRAM e ajudou na elaboração da cooperação.

 

Este é apenas o início de um processo, um passo histórico na busca por um diálogo franco e maduro em prol da conserva- ção de nossas cavernas. Ainda vamos definir o plano de trabalho, e ações, o que passará pela discussão e proposição de novas normas, políticas públicas e por compromissos de todos envolvidos. A participação crítica e propositiva de toda a comunidade espeleológica é fundamental nesse processo.

Contamos com vocês!

 

 

Foto acima: Representante de várias organizações presentes na assinatura do Termo de Cooperação. Foto ao lado: Os presidentes, da SBE e do IBRAM, assinando o Termo. 

 


 

Últimas Notícias

  • IBRAM promove consulta entre as mineradoras
  • Cooperação SBE-IBRAM realiza consulta para aprimoramento legal para Patrimônio Espeleológico
  • Fósseis raros são encontrados em meio a rejeitos de mineração
  • Estudo procura estabelecer prioridades na conservação da biodiversidade cavernícola
  • Vale e ICMBio debateram a criação do Parque Campos Ferruginosos de Carajás
  • Guia de boas práticas da mineração de calcário em áreas cársticas
  • SBE E IBRAM assinam termo de cooperação

Clique aqui para mais notícias!