Vale e ICMBio debateram a criação do Parque Campos Ferruginosos de Carajás

29/11/2016

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu nos dias 23 e 24 de Novembro de 2016, consultas públicas para discutir a proposta de criação do “Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás”, nos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no mosaico de áreas protegidas na região sudeste do Pará.

A criação do Parque atende ao cumprimento de condicionante determinada pelo IBAMA à mineradora Vale como compensação ambiental pela instalação do projeto de mineração Ferro Carajás S11D o maior projeto greenfield (quando o projeto começa "do zero" e não fruto de sucessivas expansões) de mineração de ferro da história..

O objetivo principal será de proteger os campos ferruginosos, um tipo raro de ecossistema, associado aos afloramentos rochosos de hematita, conhecido como vegetação de canga e, localmente, como “Savana Metalófila”. Este ecossistema é muito especial por sua singularidade, possuindo importantes atributos para conservação, entre eles: espécies da flora e da fauna raras, ameaçadas e endêmicas, ecossistemas aquáticos e, principalmente, cavernas.

O Parque Nacional é de posse e domínio público. A área do parque que atualmente se localiza no interior da Flona Carajás já se encontra totalmente íntegra e sem ocupação. A maior parte das propriedades particulares da Serra da Bocaina já foi adquirida pela mineradora Vale e se encontra em processo de doação ao ICMBio. As demais propriedades particulares ainda existentes na área do Parque serão desapropriadas a partir de indenizações justas de acordo com o que dispõe a lei.

Caso aprovado, o Parque Nacional Campos Ferruginosos será o maior parque de cavernas em rochas ferríferas do país, concentrando uma das maiores densidades de cavernas no Brasil, com aproximadamente, 350 cavernas de formatos únicos e que abrigam espécies raras da região, além de registros arqueológicos das primeiras ocupações humanas na Amazônia.

As dúvidas, sugestões e esclarecimentos devem ser enviadas para o e-mail para consultapublica@icmbio.gov.br 

Fonte da Foto: Cartilha do ICMBio

 


 

Últimas Notícias

  • Cooperação SBE-IBRAM realiza consulta para aprimoramento legal para Patrimônio Espeleológico
  • Fósseis raros são encontrados em meio a rejeitos de mineração
  • Estudo procura estabelecer prioridades na conservação da biodiversidade cavernícola
  • Vale e ICMBio debateram a criação do Parque Campos Ferruginosos de Carajás
  • Guia de boas práticas da mineração de calcário em áreas cársticas
  • SBE E IBRAM assinam termo de cooperação

Clique aqui para mais notícias!