O tema pensado para o 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia em Curitiba é “A espeleologia brasileira em perspectiva: busca de unidade para realidades múltiplas”. 

O Brasil é um país com grande ocorrência de cavidades naturais subterrâneas, seja pela diversidade de litologias combinada a elementos tectônico-estruturais, climáticos e hidrológicos, seja pelas suas dimensões territoriais. Mas muito provavelmente os números registrados são apenas uma amostra de todas as cavernas que de fato existem em seu território, ocorrências estas de diferentes tipos, gêneses, litologias, dimensões e peculiaridades físicas, biológicas e culturais.

Em todas as regiões brasileiras, grupos espeleológicos, espeleólogos e espeleólogas com diferentes perfis exercem o papel de prospectar, explorar, pesquisar, divulgar e trabalhar pela conservação dessas cavidades subterrâneas, utilizando para isso de distintos recursos humanos, financeiros, tecnológicos e metodológicos.

Nesse país de realidades espeleológicas múltiplas, o entendimento sobre a importância do patrimônio espeleológico por parte dos gestores públicos e da população em geral, as políticas públicas de geoconservação, a distribuição de recursos de compensação ambiental e a aplicação da legislação pertinente são também distintas, desiguais.

A busca de unidade para essas realidades múltiplas que se quer promover a partir das discussões do 37º CBE tem a ver justamente com a eliminação gradual desse cenário de tratamento díspar relacionado ao patrimônio espeleológico brasileiro. A Comissão Organizadora do evento almeja colocar a espeleologia brasileira em perspectiva, mostrando principalmente a dimensão dos (as) espeleólogos (as) que atuam em contextos geográficos fora do eixo regional e geológico tradicional. Para além disso, deseja trazer para o debate temáticas relacionadas aos avanços e retrocessos que têm permeado a espeleologia nacional atualmente.