Cecav e SBE se unem com o propósito de incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas ao patrimônio espeleológico brasileiro.

Para incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas à conservação dos ecossistemas cavernícolas e espécies associadas, assim como auxiliar no manejo das unidades de conservação federais com esses ambientes, a partir do próximo dia 29/07, estudantes, pesquisadores, espeleólogos e profissionais, – poderão se inscrever e concorrer ao prêmio. As categorias da premiação serão definidas da seguinte forma: ampla concorrência, pós-graduando, jovem espeleólogo e seção técnica.

A premiação, que acontecerá em 21/04/2022, no 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), dará aos vencedores o direito de ter seus artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Espeleologia (RBEsp) ou na Revista Espeleo-Tema, além de uma quantia paga em dinheiro.

Michel Le Bret, fundador da Sociedade Brasileira de Espeleologia e que trouxe importantes contribuições para a espeleologia brasileira, é o homenageado no I Prêmio Nacional de Espeleologia. Ele não foi somente um espeleólogo. Foi um explorador, um aventureiro, um artista e um empreendedor. Sua marca, na espeleologia brasileira, deixou um legado de descobertas, desenhos e histórias.

O prêmio é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio) em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Tema

Gestão do Patrimônio Espeleológico.

Objetivo

Incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas para a conservação dos ecossistemas cavernícolas e espécies associadas, assim como auxiliar no manejo das Unidades de Conservação Federais com esses ambientes.

Idealização

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Cavernas (Cecav) em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Organizadora

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IAB

Cronograma

Inscrição e submissão dos trabalhos29/07/2131/10/21
Análise da documentação e do cumprimento do disposto em regulamento02/11/2112/11/21
Instalação da comissão julgadora02/11/2112/11/21
Análise dos trabalhos da comissão julgadora15/11/2130/12/21
Divulgação dos Resultados03/01/2203/01/22
Realização da Premiação e entrega dos prêmios21/04/2221/04/22
Publicação da edição especial da RBEsp e da Espeleo-Tema23/05/2223/05/22

Arquivos para download

Ficha Resumo
Cronograma
Edital do I Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret
Formulário de Inscrição para a seção acadêmica
Formulário de Inscrição para a seção técnica
Declaração de aceitação dos termos do edital do I Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret.

Modelos para download

Capa Pós-Graduação
Capa Graduação – Jovem Espeleólogo(a)
Capa Ampla Concorrência
Capa Seção Técnica
Normas para redação de Artigo científico e trabalho técnico

Os candidatos deverão imprimir, preencher e enviar o formulário de inscrição, a declaração de aceitação dos termos do edital, bem como, os respectivos anexos, no prazo determinado no cronograma do edital para o e-mail sede.cecav@icmbio.gov.br