Portal de Informações Espeleológicas de Minas Gerais (OEcaves.org.br)

Resumo

Existem no Brasil poucos sites especializados em divulgação de informações espeleológicas. A maioria deles são de grupos de espeleologia ou de laboratórios de pesquisa vinculados a universidades, e esses, por sua vez, divulgam prioritariamente suas próprias atividades. Dessa maneira, as informações acabam ficando descentralizadas e alguns tipos de informações sequer estão disponibilizadas na rede. Em nossos sete anos de atuação identificamos que uma das maiores dificuldades na gestão e manejo do patrimônio espeleológico, seja pela iniciativa privada ou pelos órgãos públicos, reside justamente na dificuldade de acesso a informações centralizadas e estruturadas e por isso propomos a criação do portal OEcaves.org.br. O Portal tem como objetivo retornar para a sociedade leiga e para a comunidade espeleológica informações diversas sobre o patrimônio espeleológico, espeleologia e o carste, de maneira objetiva, intuitiva e rápida. O portal contará com subsites que trarão informações dos mais diversos atores da espeleologia mineira como universidades, laboratórios, museus, conselhos de UCs entre outros. Também contará com um repositório de estudos do licenciamento ambiental, glossário Ilustrado, área de legislação e outros. Como diferencial do Portal OEcaves.org.br destacamos uma forte curadoria de conteúdo e a gestão continuada dos dados com estabelecimento de Protocolos de Divulgação e Pesquisa sistematizados e contínuos. O portal também é mais um meio de salvaguardar material de interesse espeleológico. O Portal será implementado em 16 semanas e o projeto de manutenção e gestão é de 24 meses no total. O Portal OEcaves.org.br está inserido dentro do eixo de atuação do OE denominado Comunicação e Engajamento, pois sabemos que a Comunicação e a Educação Ambiental são instrumentos indispensáveis para a construção de uma sociedade capaz de compatibilizar preservação ambiental, crescimento econômico e desenvolvimento social. Ser nosso parceiro é apoiar a causa espeleológica

Responsável

Nome

Carlos Frederico de Souza Lott

ID currículo Lattes

4086461992282245

Grupo / instituição

Observatório Espeleológico

Município(s)

Todos/MG

Objetivo geral

Criação do Primeiro Portal de Informações Espeleológicas de Minas Gerias.

Área de estudo

Comunicação e a Educação Ambiental.

Forma de execução

Na de Tecnologias da Informação o projeto será desenvolvido em wordpress e para a a alimentação serão estabelecidos protocolos de busca ativa de informações seguida de protocolos de curadoria de conteúdo.

Importância

O Portal OEcaves.org.br está inserido dentro do eixo de atuação do OE denominado Comunicação e Engajamento, pois sabemos que a Comunicação e a Educação Ambiental são instrumentos indispensáveis para a construção de uma sociedade capaz de compatibilizar preservação ambiental, crescimento econômico e desenvolvimento social.

Custo total

R$ 95.250,00

Tempo de execução

4 semestres

Produtos

O produto principal é a publicação do e disponibilização do Portal para a População. Demais produtos para medição constam no cronograma anexo.