Cavernas de Ouro Preto: espeleologia social em uma cidade histórica

Resumo

O projeto é proposto pela Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas (S.E.E), entidade estudantil vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), grupo ativo desde 1937, sendo pioneiro em todo o continente americano no estudo da espeleologia, desenvolvendo atividades que caracterizam-se sobretudo pela realização de estudos científicos de elevado padrão técnico, abrangendo todas as áreas da espeleologia. Sua intensa atuação culminou em diversos trabalhos acadêmicos por todo o território nacional se tornando uma importante referência na formação técnica dos membros que nela atuam. Para o período de 2022/2024, a SEE almeja desenvolver ações afim de expandir o processo de sensibilização ambiental dos moradores de Ouro Preto por meio da execução de atividades como palestras, visitas guiadas às áreas que fazem parte do patrimônio espeleológico de Ouro Preto e região, trabalhos de campo, oficinas, apresentação e abordagem de cavidades para o público infanto-juvenil, oficinas lúdicas de topografia e mapeamento, além de apresentar a entidade para as escolas públicas locais, elucidando a interdisciplinaridade do tema da educação ambiental com foco na espeleologia para alunos, professores e comunidade no entorno de Ouro Preto - MG. Através de projetos anteriores da S.E.E que estabeleceram vínculos com a comunidade ouropretana, a entidade irá atuar em parceria com lideranças comunitárias em espaços sociais e locais públicos, ampliando sua atuação em união com a sociedade civil visando a integração de projetos de educação ambiental que, de fato, sejam capazes de alcançar a comunidade local, principalmente referente a conscientização do ser humano com a natureza caminhando e crescendo em conjunto ao sentimento de pertencimento dos moradores com a localidade. PALAVRAS CHAVES: Educação ambiental, espeleologia, patrimônio

Responsável

Nome

Icaro Assis Cruz

ID currículo Lattes

8161556165724702

Grupo / instituição

Sociedade Excursionista e Espeleológica

Município(s)

Mariana/MG, Ouro Preto/MG

Objetivo geral

Contribuir para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico dos moradores de Ouro Preto e seu entorno, com ênfase nas ações de sensibilização e de reconhecimento do patrimônio natural, histórico e sociocultural, entendendo e contribuindo com as demandas e as necessidades da comunidade.

Área de estudo

O Vale do Ojô está localizado há cerca de 100 km da cidade de Belo Horizonte, entre Ouro Preto e Mariana, todas no estado de Minas Gerais. Também conhecido como “Arraial do bom Sucesso”, o Vale pertence à microbacia do Ribeirão do Funil, afluente do Rio do Carmo.

Forma de execução

Neste projeto há um princípio que deve ser norteador de todas as ações: o princípio colaborativo. Ou seja, irão alinhar a fundamentação teórica e as ações pragmáticas com as demandas comunitárias . Assim, as atividades expositivas (oficinas e palestras) irão abordar temáticas buscando sempre levar as discussões para a sua aplicabilidade local. As atividades práticas (visitas técnicas e de reconhecimento) serão realizadas de maneira lúdico-pedagógica e também integrativas.

Importância

Um dos propósitos deste projeto é de abordar o tema da espeleologia na comunidade ouropretana, com enfoque no Vale do Ojô - um importante componente geomorfológico e espeleológico inserido na área urbana dos municípios. O resultado da aplicação das ações do projeto serão também subsídio para a execução de ações que envolvem o poder público, uma vez que as cavidades subterrâneas da área em questão estão fortemente impactado por ações antrópicas. Para tanto, foi considerado essencial reconhecer o perfil da comunidade para entender a relação dos moradores com o patrimônio natural.

Custo total

R$ 100.000,00

Tempo de execução

4 semestres

Produtos

É esperado que este projeto desperte e traga o envolvimento e protagonismo social da comunidade para a preservação e proteção do patrimônio natural espeleológico, sendo a SEE a vertente responsável por esse “despertar”. Com o desenvolvimento colaborativo das ações do projeto acredita-se na ampliação da integração efetiva entre a sociedade civil e a comunidade acadêmica, contribuindo dessa forma para o fortalecimento da cidadania e do sentimento de sensibilização e pertencimento da população de Ouro Preto e Mariana com as cavernas.

Cronograma

cronograma