Curso de Introdução à Espeleologia da Sociedade Excursionista e Espeleológica de Ouro Preto (CIE/SEE) como importante fator na educação e divulgação espeleológica

Resumo

A Espeleologia, do grego spelaion (caverna) e logos (estudo), é a ciência voltada para o estudo das cavernas, bem como a sua formação, constituição, formas de vida, e desenvolvimento ao longo do tempo. O estudo espeleológico é extremamente interdisciplinar, englobando áreas da geologia, hidrologia, biologia, arqueologia, paleontologia, entre outras . A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), pioneira nas Américas, fundada em 1937, tem como objetivo promover e propagar pesquisas nos ambientes cavernícolas e desde então contribui ativamente com publicações científicas, prospecção de novas áreas, mapeamentos, inovações técnicas e tecnológicas, além da difusão desta ciência. O Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) é organizado semestralmente pelos membros da SEE, desde 1981, com o intuito de iniciar o caminho para o estudo espeleológico e convidar novos interessados nas peculiaridades do mundo subterrâneo. O curso tem duração de 32 horas, sendo 12 horas teóricas e 20 horas práticas, realizadas em regiões carsticas de Minas Gerais. O CIE tem como meta divulgar o conhecimento espeleológico, mostrando as diversas áreas de aplicação bem como a importância científica, ambiental, econômica e sociocultural associados às cavernas. Através da fotografia, topografia, cartografia, trabalho em equipe e experiências em campo, a SEE introduz aos alunos técnicas fundamentais para as práticas e saberes da espeleologia.

Responsável

Nome

Gabriel Lourenço Carvalho de Oliveira

ID currículo Lattes

5761471036523211

Grupo / instituição

UFOP/SEE

Município(s)

Ouro Preto/MG

Objetivo geral

Difusão da ciência nos âmbitos acadêmicos e sociais, criando oportunidades de envolvimento e permanência dos participantes na espeleologia. Aprimoramento do conhecimento técnico científico dos membros da SEE. A partir daí analisar a participação e continuidade dos participantes ao longo do projeto.

Área de estudo

Educação Ambiental aplicada á espeleologia.

Forma de execução

Aplicação do curso composto por duas etapas complementares: • Parte Teórica • Parte Prática

Importância

O CIE é um espaço onde novos interessados no estudo e divulgação desta ciência tem a oportunidade de praticar e posteriormente aprofundar nas temáticas e aplicações da espeleologia. Este evento proporciona o aumento da comunidade espeleológica e principalmente a perpetuação da Sociedade Excursionista e Espeleológica.

Custo total

R$ 150.000,00

Tempo de execução

24 semestres

Produtos

Educação ambiental como forma de divulgação da importância da preservação de ambientes cavernícolas, gerando produtos gráficos e áudio visuais do levantamento e tratamento de dados referentes a diversidade e abrangência dos participantes no curso, além de possibilitar a permanência e manutenção dos membros da SEE, contribuindo para o registro histórico da entidade.

Cronograma

cronograma-cie-