Cavernas do rio das Velhas: Caracterização espeleológica das cavidades da face norte e oeste da Serra de Ouro Preto

Resumo

O projeto em questão é proposto pela Sociedade Excursionista e Espeleológica (S.E.E), entidade estudantil sem fins lucrativos vinculada a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). As vistas de compreender melhor o território da Serra de Ouro Preto analisando dados espeleológicos sob uma ótica que abrange o Quadrilátero Ferrífero, a proposta apresentada é de inventariar e caracterizar as cavidades localizadas nas cabeceiras do Rio das Velhas, no território do município de Ouro Preto, Minas Gerais. Para tal, serão aplicadas metodologias já utilizadas em projetos anteriores da S.E.E para a coleta e sistematização dos dados de maneira teórica e prática, em campo e em laboratório. Por fim, os dados serão organizados e apresentados as autoridades competentes, também, a comunidade local.

Responsável

Nome

Tiago Vilaça Bastos

ID currículo Lattes

2247931687300028

Grupo / instituição

Sociedade Excursionista e Espeleológica

Município(s)

Mariana/MG, Ouro Preto/MG

Objetivo geral

Realização de inventário e caracterização espeleológica das cavidades naturais subterrâneas localizadas nas cabeceiras do Rio das Velhas, nos municípios de Ouro Preto e Mariana.

Área de estudo

A área do estudo compreende a face norte e oeste da Serra de Ouro Preto, onde afloram rochas quartzíticas e ferruginosas que sustentam a serra. A área apresenta encostas íngremes com vertentes escarpadas, expondo afloramentos rochosos, nos quais ocorrem cavidades.

Forma de execução

Serão realizadas etapas de pré-campo visando o reconhecimentos da área de estudo (geoprocessamento, mapa de potencial espeleológico e revisão bibliográfica), em um segundo momento será executada a prospecção espeleológica seguida da espeleotopografia das cavidades inventariadas referenciando-se nas metodologias de Rubbioli e Moura (2005). Por fim, será elaborado um relatório apresentando os dados e resultados de forma sistematizada.

Importância

Os resultados do projeto pretendem contribuir para a composição de base de dados espeleológicos do Quadrilátero Ferrífero, acrescentam também a uma compreensão geomorfológica do território onde estão compreendidas as cabeceiras do Rio das Velhas, área prioritária para conservação. O projeto contempla atuar junto a população local de maneira colaborativa e comunitária sistematizando dados da sociedade civil sobre o território em que está inserida.

Custo total

R$ 100.000,00

Tempo de execução

4 semestres

Produtos

Mapa de potencial espeleológico da Serra de Ouro Preto. Mapa de prospecção espeleológica da vertente norte e oeste da Serra de Ouro Preto. Mapas espeleotopográficos das cavidades inventariadas. Dados imagéticos da geomorfologia da Serra de Ouro Preto com olhar aplicada à espeleologia. Relatório final do projeto contendo a sistematização de todos os dados coletados pelo projeto.