Compra de material permanente para Departamento Sudeste da Seção de Espeleorresgate da SBE

Resumo

A Seção de Espeleorresgate da SBE tem sua Comissão Operacional dividida em departamentos responsáveis por áreas geográficas específicas do país. O Departamento Sudeste, responsável pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com sede em Belo Horizonte/MG, busca se municiar dos equipamentos necessários para que esteja capacitada materialmente para atuar em qualquer emergência espeleológica assim como em exercícios simulados e treinamentos em sua área de atuação, notadamente o Estado de Minas Gerais, de forma a cumprir com seu papel e assim fortalecer a atividade espeleológica em Minas Gerais.

Responsável

Nome

Rodrigo Severo

ID currículo Lattes

2247932144595506

Grupo / instituição

SER/SBE

Município(s)

Todos/MG

Objetivo geral

Equipar o Departamento Sudeste da SER/SBE, responsável pelo estado de Minas Gerais e sediado em Belo Horizonte/MG com o material permanente necessário para atuar em caso de alguma emergência espeleológica, assim como em exercícios simulados e treinamentos em sua área de atuação.

Área de estudo

Espeleorresgate

Forma de execução

Aquisição de equipamentos técnicos certificados de fornecedores e de marcas conceituadas adequados às atividades de espeleorresgate, tanto no âmbito de operações reais de salvamento como em exercícios simulados e treinamentos.

Importância

Os praticantes da atividade espeleológica, sejam eles profissionais, técnicos, científicos ou amadores, estão continuamente sujeitos a diversos riscos inerentes ao ambiente cavernícola. O incremento das atividades espeleológicas no estado de Minas Gerais, esportiva, amadora, científica e profissional tem aumentado consideravelmente a quantidade de pessoas expostas a estes riscos. As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais não possuem, ou possuem de forma limitada, experiência espeleológica e treinamento em espeleorresgate suficientes para situações extremas dentro de uma caver

Custo total

R$ 173.332,00

Tempo de execução

1 semestres

Produtos

Disponibilidade do Departamento Sudeste para atuação em casos de emergências espeleológicas no Estado de Minas Gerais, tanto no aspecto material, pela disponibilidade de equipamentos, como no aspecto de recursos humanos, devido à possibilidade da intensificação da qualificação de suas equipes por meio de treinamentos e simulados.