Os primeiros passos de Peter Lund em Minas Gerais

Resumo

Este projeto visa resgatar e divulgar os primeiros passos do grande naturalista dinamarquês, Peter Wilhelm Lund (1801-1880), cujos trabalhos de paleontologia, iniciados em 1834 em Minas Gerais, pela primeira vez revelam - além de abundante fauna fóssil - as cavernas brasileiras para o cenário científico mundial da época. O Opilião - Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE), a partir desta proposta, pretende a produção de materiais científicos e de popularização científica para levar o patrimônio espeleológico de Minas Gerais a demais cidades e estados que não compuseram o roteiro das excursões científicas de Peter Lund e Andreas Brandt. Nos produtos gerados por este projeto, os pesquisadores do OGrEE vão apresentar dados inéditos sobre as cavernas, seus usos no passado e no presente bem como um conjunto de lindas imagens.

Responsável

Nome

Luciano Emerich Faria

ID currículo Lattes

4161461209768616

Grupo / instituição

Opilião - Grupo de Estudos Espeleológicos

Município(s)

Baldim/MG, Cordisburgo/MG, Curvelo/MG, Jequitibá/MG, Lagoa Santa/MG, Matozinhos/MG, Pedro Leopoldo/MG

Objetivo geral

Este projeto propõe um conjunto de ações, dentre elas a publicação de um livro, a produção de uma cartilha e a divulgação de artigos científicos, identificando trabalhos realizados por Peter Lund em Minas Gerais para compor materiais científicos e de popularização da ciência espeleológica.

Área de estudo

A área de estudo trata de toda a região pesquisada por Peter W. Lund durante seus primeiros projetos de reconhecimento e exploração de fósseis em cavernas no Carste do médio Rio das Velhas. Todas as cavernas se desenvolvem nos carbonatos da Formação Bambuí e variam entre 300 à 1.500m.

Forma de execução

Além de já ter em posse grande parte dos dados a serem publicados, a executora deste projeto ainda pretende complementar suas pesquisas com a produção de mapas mais detalhados e de imagens para compor o livro. Para isso serão realizadas etapas de campo em cavernas que foram visitadas por Lund entre 1834-35. Para isso pretende-se usar técnicas usuais de topografia subterrânea para comparação dos mapas de Lund e Brandt com mapas obtidos por técnicas topográficas modernas (LiDAR). Já os produtos - livros e cartilhas - serão publicados após revisão científica e gramatical.

Importância

Apesar de ter regionalmente o nome e trabalhos muito reconhecidos, Peter W. Lund é pouco conhecido por estudantes, sejam eles dos Ensinos Médio ou Superior, de outros municípios ou estados que não fazem parte do 'coração' de Minas Gerais. Este projeto tem como maior relevância a possibilidade de poder apresentar a jovens pesquisadores o trabalho magnífico e à frente do tempo que este naturalista dinamarquês desempenhou em seu tempo.

Custo total

R$ 100.314,00

Tempo de execução

2 semestres

Produtos

Livro: contendo sete capítulos, o livro vai abordar desde aspectos históricos da vida e trabalho de Lund até tratar do legado deixado por Lund na ciência brasileira; Cartilha: com linguagem mais informal e adequada com as formas de comunicação atual, a cartilha pretende compreender maior público e chegar em locais mais distantes; Educação Ambiental: o OGrEE se dispõe a tratar de temas voltados à Espeleologia com a instituição parceira; Participação em eventos científicos: os produtos serão apresentados em congressos da área.

Cronograma

CRONOGRAMA-LUND