Coleção de Referência de Fauna de Solo - Seção fauna subterrânea, munícipios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, estado do Pará

Resumo

A Coleção de Referência Fauna de Solo (CRFS - LSCC - IBS - UEPB) é um acervo permanente, institucional do Instituto de Biologia de Solo da Universidade Estadual da Paraíba, vinculada ao Laboratório de Sistemática de Collembola e Conservação, que abriga exemplares de todos os táxons de solo, com especial referência ao grupo Collembola. Dentro de nosso acervo contamos com uma relevante parcela dos exemplares de Collembola subterrâneos coletados em rocha metalogênica das regiões de Minas Gerais e do Pará, além de materiais provenientes de diversas cavernas no Brasil e no exterior. A Seção de Fauna Cavernícola propõe elaborar um compartimento para a curadoria da fauna subterrânea com a possibilidade de visitas remotas em tempo real, onde o usuário terá acesso remoto aos acervos através de diferentes "portas". Nessa visita o usuário acessará os dados de exemplares de seu interesse e poderá ver todos as informações disponíveis na base de dados daquela entrada específica. Os dados dependerão da alimentação contínua da base, mas devem incluir: 1. dados de coleta, 2. distribuição conhecida, 3. estudos realizados, 4. imagens (fotos, microscopia, MEV), 5. status ecológico, 6. informações taxonômicas, 7. status de conservação, entre outras.

Responsável

Nome

Douglas Zeppelini

ID currículo Lattes

9831782694813481

Grupo / instituição

IBS-LSCC-CRFS Universidade Estadual da Paraíba

Município(s)

Canaã dos Carajás/PA, Curionópolis/PA, Parauapebas/PA

Objetivo geral

O projeto visa manter uma plataforma digital para disponibilizar as bases de dados da CRFS-LSCC on line, e permitir o acesso remoto e navegação ampla pelo acervo da coleção.

Área de estudo

A área de atuação da CRFS-LSCC é centrada nas regiões metalogênicas brasileiras, mas não restrita a elas, sendo receptiva a materiais representantes da fauna de solo e subterrânea de todo o Brasil e do exterior.

Forma de execução

A execução do projeto se divide em fases: 1. elaborar e manter uma plataforma digital da CRFS, hospedada no site do IBS-UEPB; 2. exportação dos registros para a área de estudo constantes na base de dados da CRFS-LSCC; 3. alimentação contínua da base de dados; 4. identificação das entradas da coleção por QR code; 5. divulgação ampla das portas de acesso à base.

Importância

A acessibilidade dos dados da CRFS-LSCC permitirá a utilização das informações em tempo real, agilizando a tomada de decisão no processo de licenciamento ambiental e elaboração de planos de conservação e manejo. A disponibilização dos dados também afetará de forma relevante a pesquisa científica sobre a fauna subterrânea, reduzindo as consultas presenciais do acervo àqueles casos onde não há a informação pretendida disponível.

Custo total

R$ 60.000,00

Tempo de execução

8 semestres

Produtos

- Plataforma Digital CRFS-LSCC; - digitalização do acervo; - inclusão no GBIF; - disponibilização do acervo; - alimentação contínua da base de dados.

Cronograma

cronograma