Educar para transformar: As aventuras de Guinho

Resumo

A difusão do conhecimento sobre os morcegos e divulgação da importância deste grupo para o meio ambiente é um importante passo para a desmistificação e consequentemente preservação do grupo. Usando uma história lúdica em formato de Gibi a autora demostra a importância das cavernas como abrigo para os morcegos e a importância dos morcegos para um meio ambiente equilibrado. "As aventuras de Guinho" contam a história de um morcego jovem que vive com sua família em uma caverna chamada Loquinha. Depois de uma intervenção humana Guinho se perde da família e vai precisar contar com a ajuda de outros morcegos para conseguir encontrar seus pais e voltar para a casa. A cartilha trata de forma recreativa de temas como; intervenção humana em ambientes naturais, famílias de morcegos do Brasil, serviços ecossistêmicos desenvolvidos pelos morcegos e a importância das cavernas como abrigo diurno para os morcegos. O intuito deste gibi é que após a leitura as crianças não só deixem de acreditar nos mitos que envolvem os morcegos, mas que criem empatia pelo grupo e que atuem na propagação de informações verdadeiras sobre o grupo.

Responsável

Nome

Aline da Silva Reis

ID currículo Lattes

1154135232663826

Grupo / instituição

Observatório Espeleológico

Município(s)

Todos os munícipios/MG

Objetivo geral

O presente projeto surge com o proposito de sensibilizar as crianças para a importância do equilíbrio ecológico. Usando uma historia lúdica a autora demostra à importância das cavernas como abrigo para os morcegos e a importância dos morcegos para o meio ambiente equilibrado.

Área de estudo

A cartilha será disponibilizada em formato digital com o intuito de se ter o maior alcance possível de leitores no país. Adicionalmente uma tiragem de 1000 exemplares será disponibilizada em forma impressa para grupos e instituições que trabalhem com educação ambiental, incluindo grupos de pesquisa.

Forma de execução

A cartilha foi escrita por uma bióloga especialista no estudo em morcegos de caverna e conta com a contribuição de pesquisadores da área de educação infantil. A cartilha terá formato de Gibi e contará com projeto gráfico, edição, finalização do arquivo em alta resolução para disponibilização em site, arquivo de saída para a gráfica, ilustrações, ISBN e ficha catalográfica desenvolvidos pela Editora Rupestre. A impressão de 1.000 exemplares será realizada em cores no tamanho de 30x21cm, papel Couche Fosco. 115g.

Importância

Projetos que busquem esclarecer os mitos que envolvem os morcegos e trazer informações sobre o importante papel ecológico desenvolvido pelo grupo (polinização, controle biológico de pragas, dispersão de sementes e aporte energético) são fundamentais para a preservação do mesmo. Associado a esta temática é fundamental que sejam difundidas informações relacionadas à necessidade da preservação dos abrigos utilizados pelo grupo e suas implicações para a conservação dos morcegos. Sendo assim, crianças são um publico ideal para receberem estas informações e atuarem na difusão desde conhecimento, pas

Custo total

R$ 56.400,00

Tempo de execução

1 semestres

Produtos

Como produto será entregue uma cartilha em PDF com alta resolução para disponibilização de forma online. Adicionalmente serão disponibilizadas 1000 cartilhas impressas para grupos e instituições que trabalhem com educação ambiental, incluindo grupos de pesquisa espeleológica que desenvolvem trabalhos com crianças. ex. Guano Speleo que desenvolve o Speleo Mirim, onde crianças tem seu primeiro contato com o ambiente cavernícola.