Natalândia: Prospecção e exploração espeleológicas

Resumo

De forma resumida, propõe-se realizar prospecção espeleológica, fundamentando-se em pesquisa de dados indiretos, levantamento de dados primários e elaboração de textos e mapas específicos. Serão utilizados softwares como o QGIS e Google Earth Pro, além de aplicações como Avenza Maps, MAPS ME, Timestamp Camera Free e TopoDroid. Será utilizado o sistema de preenchimento de fichas de campo padronizadas para os pontos de interesse. Documentar a ocorrência de afloramentos de estromatólitos dentro e fora das cavernas. A documentação será feita mediante fichas de campo, com discriminação do tipo de afloramento, morfologia das estruturas, dimensão, etc, além do registro fotográfico. Toda atividade prospectiva será acompanhada de registro fotográfico. O objetivo geral deste projeto é o de realizar o mapeamento espeleológico na região de Natalândia, desde a coleta de dados em campo até a confecção do mapa final. Essa proposta também visará o mapeamento (topografia) de cavidades selecionadas, descrevendo feições internas e arqueológicas que poderão estar presentes. Pretende-se realizar um levantamento de dados geológicos-estruturais das cavidades encontradas. Pode-se dividir o mapeamento espeleológico em duas etapas distintas: campo e escritório. Na etapa de campo são realizadas a prospecção, a exploração e o levantamento topográfico da caverna, e na etapa de escritório, são confeccionados os mapas espeleológicos. A seguir descrevemos as etapas previstas de trabalho: - PROSPECÇÃO REMOTA; - CAMINHAMENTO ESPELEOLÓGICO; - TOPOGRAFIA; - ETAPA DE ESCRITÓRIO; - ESTUDOS SECUNDÁRIOS. Em relação às prospecção e exploração, espera-se apresentar mapa de caminhamento espeleológico, registrando toda a área caminhada, documentando a ocorrência ou não de cavidades e feições cársticas associadas; compreender o real potencial espeleológico da região e servirá de guia prospectivo para atividades futuras; fornecer dados para abastecimento das bases de dados dos cadastros nacionais de cavernas.

Responsável

Nome

Samuel Santos de Almeida

ID currículo Lattes

6595687377946077

Grupo / instituição

GREGEO-UnB

Município(s)

Natalândia/MG

Objetivo geral

Realizar prospecção espeleológica na região de Natalândia, desde a coleta de dados em campo até a confecção de relatório final com eventuais topografias e estudos de caracterização inicial de geoespeleologia, bioespeleologia e afins.

Área de estudo

Restringe-se aos limites do município de Natalândia, localizado a cerca de 250 km de Brasília. A região está inserida no contexto das Cristas de Unaí, composta por alinhamento de serras intercaladas por áreas rebaixadas. Os paredões de carbonatos pertencem à formações dos grupos Paranoá e Bambuí.

Forma de execução

Preparação pro campo confecção de mapas-base, malhas prospectivas e fotointerpretação da área. Planejamento do campo. Campo Prospecção espeleológica: vôos prévios de drone. Registro do caminhamento em de aplicativos de smartphone. Aquisição de dados para trabalhos secundários. Topografia tradicional (apenas de cavidades mais relevantes): utilização de Leika, bússola, clinômetro e aplicativos de Smartphone (para aquisição de dados e confecção de croqui). Escritório Confecção de Relatório de campo e mapas. Cadastro das cavidades encontradas no CNC e CANIE. Elaboração de trabalhos secundários.

Importância

A cadastro e mapeamento de novas cavidades no local aumentará o conhecimento espeleológico nacional e contribuirá para os estudos secundários que serão feitos de forma complementar, como os estudos geoespelológiocs, que investigam o contexto da geologia na formação das cavernas. O registro da grande quantidade de ocorrências arqueológicas associadas às cavernas da região podem colaborar para estudos povos antigos, já iniciados na região de Unaí. A compreensão da biologia cárstica presente será relevante para embasar novos estudos no local, assim como as análises de impactos ambientais.

Custo total

R$ 25.000,00

Tempo de execução

4 semestres

Produtos

Em relação às prospecção e exploração, espera-se: 1) apresentar um mapa de caminhamento espeleológico, registrando toda a área caminhada, documentando a ocorrência ou não de cavidades e feições cársticas associadas; 2) compreender o real potencial espeleológico da região e servirá de guia prospectivo para atividades futuras; 3) fornecer dados para abastecimento das bases de dados dos cadastros nacionais de cavernas; 4) confeccionar mapas topográficos das cavidades da área.