Inventário qualitativo do uso turístico das cavernas de Terra Ronca – Goiás

Resumo

Este projeto tem como objetivo monitorar a demanda turística das cinco principais cavernas do Parque Estadual Terra Ronca (PETeR), GO. Esta unidade de conservação, criada pela Lei Estadual Nº 10.879 de julho de 1989, visa proteger o complexo de cavernas existentes na região nordeste de Goiás, bem como resguardar a fauna, a flora e os mananciais, preservando um ambiente natural de grande importância turística e relevância ecológica. O monitoramento pretende registrar, durante o período de dois semestres, o perfil qualitativo dos visitantes das cavernas Lapa do Angélica, São Mateus, São Bernardo, Terra Ronca I e II, nos finais de semana e feriados, investigando sua origem, interesses motivadores, perfil de consumo, duração total da viagem e frequência. Como produto teremos uma avaliação profunda sobre a quantidade e qualidade dos visitantes do PETeR, nas cinco principais cavernas abertas ao turismo. A atividade será de forma sistemática e rotineira, pois o monitoramento contínuo permitirá a rápida avaliação situacional, onde será constituída uma base de dados qualitativos das pessoas que estão se dirigindo ao parque, podendo auxiliar na formulação da capacidade de carga de visitantes e nas estratégias de conservação e divulgação da Unidade de Conservação e de seus atrativos de uso turístico, contribuindo para a melhoria contínua dos processos de tomada de decisão e análise comparativa do desempenho e perfil de uso público. A geologia regional do parque é bem ampla contendo rochas gnaissificadas; rochas metamorfizadas, o Tonalito São Domingos e as rochas do Grupo Bambuí; os sedimentos da formação Urucuia; e no período recente os da Cobertura Arenosa Colúvio-Eluvionar e Cobertura Detrito Laterítica. A geomorfologia é distribuída entre os chapadões arenosos e a escarpa da Serra Geral de Goiás. Busca, também, contribuir para a melhoria contínua dos processos de tomada de decisão e análise comparativa do desempenho.

Responsável

Nome

Paula Regina Rezende Rocha

ID currículo Lattes

6624662724908558

Grupo / instituição

Rocha Ecotur

Município(s)

São Domingos e Guarani de Goiás/GO

Objetivo geral

Monitorar a demanda turística das cinco principais cavernas do PETeR: Angélica, São Mateus, São Bernardo, Terra Ronca I e II. Consiste em representar, com a maior proximidade, a realidade da quantidade de visitantes nos finais de semana e feriados em dois semestres, acompanhando o perfil do turista.

Área de estudo

Rochas gnaissificadas; rochas metamorfizadas, o Tonalito São Domingos e as rochas do Grupo Bambuí;sedimentos da formação Urucuia; e no período recente os da Cobertura Arenosa Colúvio-Eluvionar e Cobertura Detrito Laterítica.A geomorfologia está entre os chapadões arenosos e a escarpa da Serra Geral.

Forma de execução

Descrever as características dos visitantes, mostrando a realidade da demanda, qualidade, motivação, perfil de consumo, sua origem, frequência, tamanho do grupo de visitantes; quantidade de encontros com outros grupos de visitantes ao longo do trajeto de visitação, gênero, idade, escolaridade e quantas vezes visitou cavernas. O método será por coleta de dados com questionários (survey). Será realizada com uso de tablets nos finais de semana e feriados por dois semestres. Serão cinco entrevistador e cada um terá o tablet e estará realizando o questionário enquanto o parque estiver aberto.

Importância

O inventário das cavernas configura-se uma ferramenta para a adequada gestão e tomada de decisão tanto por parte administrativa da Unidade de Conservação quanto dos municípios onde está inserida. Visa adquirir dados estatísticos sobre o turismo atual sendo importante para determinar a contribuição de visitação turística nos possíveis impactos diretos ou indiretos nas cavernas e suas áreas de influência. Permitirá o direcionamento da quantidade,perfil do turista, a formulação de estratégias de aprimoramento do serviço turístico e da conservação ambiental local, oferecendo uma avaliação profunda

Custo total

R$ 405.109,00

Tempo de execução

2 semestres

Produtos

Inventário turístico das cinco principais cavernas, com a análise do perfil dos visitantes, hábitos e permanência. Será constituída uma base de dados de quantas e quais pessoas estão se interessadas no parque, podendo auxiliar na formulação da capacidade de carga de visitantes. Disponibilizará resultados entre as cavernas estudadas, permitindo uma análise de comparativa do seu uso em relação a sítios turísticos que apresentem o mesmo modelo turístico em nível local, municipal e nacional. Contribuirá para a melhoria contínua dos processos de tomada de decisão e análise comparativa do desempenho