Valores Espeleológicos do Vale do Ribeira. O que as principais cavernas da região nos ensinam?

Resumo

O projeto de pesquisa intitulado INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA GEOCONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO DO RIBEIRA (PETAR –SP) tem como produtos uma coleção de materiais para divulgação científica e espeleológica. Entre estes materiais está uma publicação em forma de livro com um levantamento fotográfico e de caracterização de algumas das principais cavernas da região. O livro é fruto de um mecanismo de qualificação coletiva que avaliou coletivamente 79 cavernas do Vale do Ribeira. Sobre esta lista, foram realizadas análises e elencadas cerca de 8 principais cavernas para viagens de campo entre 2021 e 2022. Durante as viagens, além da checagem dos dados do inventário, foi realizada uma varredura fotográfica de acordo com os critérios e valores espeleológicos avaliados. O material coletado em campo foi organizado em forma de livro e deverá ser publicado para distribuição gratuita a Escolas e Instituições públicas do Vale do Ribeira relacionados à espeleologia, turismo e educação.

Responsável

Nome

Daniel De Stefano Menin

ID currículo Lattes

4994323778827593

Grupo / instituição

IGc - USP - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

Município(s)

São Paulo/SP

Objetivo geral

O objetivo é produzir um livro destinado à divulgação científica e espeleológica do Vale do Ribeira. Através de imagens fotográficas, as cavernas são divulgadas sob um olhar de critrérios e valores espeleológicos.

Área de estudo

Algumas das principais cavernas do Vale do Ribeira: Caverna do Diabo, Caverna de Santana, Caverna Águia Suja, Caverna Morro Preto, Gruta dos Paiva, Gruta Fendão, Caverna Casa de Pedra, Caverna Desmoronada e Caverna Ouro Grosso. Além das cavernas o livro traz uma contextualização regional.

Forma de execução

O projeto é executado em concordância com o andamento da pesquisa a nível de doutorado realizada na região. Um primeira etapa de levantamento bibliográfica foi realizada. Pesquisas de campo. Proposta metodológica. Análises e cruzamentos de dados. Trabalhos com alunos e professores e publicação de artigos. O referido livro é um dos produtos de divulgação científica e espeleológica produzidos durante o processo.

Importância

Uma sociedade mais consciente do seu patrimônio natural é uma sociedade mais cuidadosa com seu presente e futuro. As cavernas vêm sofrendo constantes ameaças, seja em escala regional, com inúmeras pressões, seja em escala nacional com ameaças de queda de regulamentação. Este projeto organiza e cria mais uma ferramenta de divulgação do patrimônio espeleológico e seus valores, o que contribui para uma sociedade mais próxima da ciência e consciente de sua riqueza natural.

Custo total

R$ 80.000,00

Tempo de execução

1 semestres

Produtos

Um livro com dados sobre a referida pesquisa, uma contextualização básica geológica e um levantamento fotográfico dos critérios e valores espeleológicos observados nas principais cavernas do Vale do Ribeira. Para cada caverna, também será trabalhado o mapa com a localização de cada fotografia acompanhada de uma breve descrição.