Uma Trilha para a Acessibilidade às Cavernas do Peruaçu

Resumo

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (PNCP) é cenário de umas das mais importantes paisagens cársticas do Brasil e recebe visitantes desde 2014, resultado da parceria entre ICMBio, Ekos e outros parceiros. Mesmo com o grande número de visitantes, as belezas da região, em especial suas cavernas, não são acessíveis para todos. Ainda que conte com ótimas estruturas de uso público, nem o Parque, tampouco os condutores são preparados para atender as pessoas com deficiência (PcD). Ainda que algumas áreas protegidas no Brasil contem com estruturas que permita a inclusão de algumas PcD, não há nenhuma em que todas as deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais foram consideradas em um mesmo local. O objetivo desse projeto é desenvolver o turismo de natureza, com ênfase no geoturismo, voltada às PcD e democratizar o acesso às paisagens cársticas e patrimônio arqueológico do PNCP, aproveitando esse nicho de mercado pouco explorado e tornando-se referência do turismo para as PcD e suas famílias. O projeto tem 4 linhas de trabalho, considerando as necessidades das PcD e construídas de forma colaborativa: • Adequações físicas dos atrativos do Parque e áreas de convivência para acesso às PcD buscando a maior autonomia dessas pessoas; • Adequação da comunicação no Parque e entorno; • Preparação da equipe do ICMBio, dos condutores e demais pessoas que interagem com visitantes • Promover o debate público para assegurar o direito da PCD de ter acesso ao turismo de natureza em todo o Brasil Como resultados, espera-se que as PcD e suas famílias possam ter acesso às belezas naturais, arqueológicas e culturais que o PNCP preserva e que o turismo de base comunitária da região torne-se uma referência nacional sobre acessibilidade para PcD, como respeito aos seus direitos e oportunidade de negócio ao atingir um público invisibilizado no turismo de natureza, especialmente o geoturismo, que muitas vezes já são de difícil acesso mesmo para pessoas sem deficiência.

Responsável

Nome

Roberto Hoffmann Palmieri

ID currículo Lattes

9107974558762053

Grupo / instituição

Instituto Ekos Brasil

Município(s)

Itacarambi/MG, Januária/MG, São João das Missões/MG

Objetivo geral

Adequar o PARNA Cavernas do Peruaçu para tornar o turismo de natureza/ geoturismo acessível para todos, incluindo as Pessoas com Deficiência física, sensorial e/ou intelectual, assegurar seu direito de vivenciar as riquezas ambientais do Brasil e promover novas oportunidade de negócios para a região

Área de estudo

O PNCP localizado no norte de Minas Gerais, com 49% no Cerrado, 38% na Mata Atlântica e 13% na Caatinga. Na bacia hidrográfica do rio Peruaçu, pode ser dividida em quatro feições morfológicas: Planalto dos Gerais, Zona de Transição, Área Cárstica e Depressão Sanfranciscana (L, K, et al, 2005)

Forma de execução

Os métodos adotados para execução da solução envolvem uma abordagem colaborativa entre os participantes do projeto. O processo terá início com a realização de oficinas envolvendo PcD, especialistas, condutores e equipe do ICMBio para discutir e entender os desafios de tornar o PNCP, um parque acessível para cada tipo de deficiências. Na sequência, serão implementadas soluções aplicáveis ao PNCP, que serão experimentadas sob supervisão e documentadas para que o conhecimento apoie a sensibilização, disseminação e formulação de políticas públicas.

Importância

Embora 46 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física ou intelectual (IBGE, 2010), sabe-se que essas pessoas e suas famílias não são consideradas como público-alvo para o turismo de natureza. A conservação do Parque e suas cavernas estão diretamente relacionadas ao engajamento da população. Permitir que PcD acessem as belezas do PNCP, além de ser uma questão de direito, engajará mais uma parcela da população para proteção do parque e contribuirá com a população local e o desenvolvimento local sustentável com a ampliação do turismo no seu território.

Custo total

R$ 347.000,00

Tempo de execução

2 semestres

Produtos

• Adequações físicas de 3 atrativos do Parque e das áreas de convivência para acesso às PcD buscando a maior autonomia dessas pessoas • Adequação dos materiais de comunicação no Parque para acessibilidade a deficientes visuais, auditivos e mentais (vídeos e materiais impressos, placas e demais sinalizações para os visitantes) • Duas oficinas de capacitação para preparação da equipe do ICMBio, dos condutores e demais pessoas que interagem com visitantes • Elaboração de nota técnica para subsidiar uma normativa para assegurar o direito da PcD de ter acesso ao turismo de natureza em todo o Brasil