Formação e aprimoramento de profissionais em relação as técnicas utilizadas nos estudos de morcegos cavernícolas

Resumo

Diante da demanda crescente para a geração de conhecimento sobre morcegos cavernícolas no país, bem como o atendimento dos requisitos legais em estudos de licenciamento ambiental, torna-se imprescindível a qualificação de profissionais e a utilização de técnicas robustas com a aplicação de tecnologias de ponta. As peculiaridades inerentes a estudos de morcegos em cavernas fazem com que os profissionais interessados nesta área de conhecimento sejam compostos por um grupo restrito de pesquisadores realmente qualificados. Sendo assim, surge a proposta do curso de “Formação e aprimoramento de profissionais em relação as técnicas utilizadas nos estudos relacionados à fauna de morcegos de caverna do Brasil” O curso contará com três módulos, sendo estes; 1. Sistemática e Taxonomia de morcegos cavernícolas; 2. Telemetria de morcegos cavernícolas e 3. Bioacústica de morcegos cavernícolas. Cada módulo terá duração de cinco dias e será ministrado por profissionais extremamente capacitados e aptos na difusão do conhecimento. O Módulos 1 está previsto para ser realizado na coleção de mamíferos da Universidade Federal de Lavras onde contará com a estrutura de laboratório e será ministrado pelo Dr. Renato Gregorin. Os Módulos 2 e 3 estão previstos para serem realizados nas dependências do PE do Ibitipoca ou do PE do Sumidouro local onde ocorrerão as aulas teóricas e práticas. Estes módulos serão ministrados pelo Dr. Enrico Bernard. O Curso será organizado pelo Observatório Espeleológico. O OE atua em quatro linhas de apoio a projetos que visem a conservação do patrimônio espeleológico, sendo uma destas linhas o “Apoio Material” a projetos de pesquisa. Sendo assim, os equipamentos de telemetria e bioacústica adquiridos neste curso ficarão disponíveis para o empréstimo a pesquisadores interessados em desenvolver estudos sobre morcegos cavernícolas, bem como poderão ser utilizados novamente na realização de novos cursos de capacitação, reduzindo o custo em demandas futuras.

Responsável

Nome

Aline da Silva Reis

ID currículo Lattes

1154135232663826

Grupo / instituição

Observatório Espeleológico (OE)

Município(s)

Lagoa Santa/MG, Lavras/MG, Lima Duarte/MG

Objetivo geral

1. Formar recursos humanos capacitados que permitam a evolução do nível técnico dos estudos sobre morcegos cavernícolas realizados no contexto acadêmico e de licenciamento ambiental; 2. Formar recursos humanos para a difusão de conhecimento sobre técnicas de estudos dos morcegos cavernícolas.

Área de estudo

O Módulos 1 está previsto para ser realizado na coleção de mamíferos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os módulos 2 e 3 estão previstos para serem realizados no Parque Estadual do Sumidouro (PESU) ou no PE do Ibitipoca (PEI), estado de Minas Gerais, a depender da disponibilidade do parque.

Forma de execução

Serão ofertadas 13 vagas gratuitas para biólogos formados que sejam filiados ativos das Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e que, preferencialmente, já tenham alguma experiência com o estudo de morcegos. A seleção dos inscritos será realizada pela comissão organizadora mediante ao atendimento dos critérios supracitados, sendo necessário a apresentação do currículo lattes para a avaliação. Duas vagas adicionais serão disponibilizadas para profissionais dos órgãos licenciadores que atuam diretamente na análise dos estudos espeleológicos em Minas Gerais.

Importância

Diante da crescente demanda por estudos envolvendo os morcegos cavernícolas no país e a baixa disponibilidade de profissionais qualificados na utilização de metodologias e novas tecnologias, surge a necessidade iminente de formação de profissionais especializados na realização destes estudos e, que possam também, auxiliar na difusão deste conhecimento. A execução de estudos com maior qualidade, é de extremamente importância para a ampliação do conhecimento, bem como para a definição de estratégias relativas à conservação dos morcegos cavernícolas.

Custo total

R$ 153.728,00

Tempo de execução

2 semestres

Produtos

Este projeto resultará na formação de pessoas qualificadas na realização de estudos sobre os morcegos cavernícolas no país; Permitirá a formação de agentes multiplicadores em seus respectivos nichos de atuação; Melhorar e ampliar o conhecimento sobre a quiropterofauna associada as cavernas do país, bem como formar profissionais capacitados em estudos relacionados a área de uso dos morcegos como uma ferramenta para definição da área de influência de cavernas; Como objetivo secundário, pretende-se gerar informações sobre a quiropterofauna das cavernas do local onde o curso for realizado.