Publicação do livro “A Leitura do Carste” do autor Joel Rodet (2022)

Resumo

Temas relacionados a meio ambiente tem recebido considerável atenção nos últimos anos. Em particular, tem havido um crescente engajamento das gerações mais jovens em relação aos impactos a que o nosso planeta tem sofrido, e seu legado para as futuras gerações. Nesta ótica tem havido demanda crescente por obras que sintetizem o conhecimento nas mais diversas esferas da ciência. As cavernas e o relevo cárstico inserem-se no rol de temas prioritários, alvo de atenção e envolvimento dos diversos setores de nossa sociedade. Nunca houve tanto engajamento por parte do primeiro setor (através de financiamentos através de agências reguladoras como ANP e centros de pesquisa como ICMBIO/CECAV, além de órgãos estaduais); segundo setor onde há uma crescente profissionalização do tema através do surgimento de empresas especializadas e, por fim, o terceiro setor, que apresenta sólido engajamento via um número cada vez maior de atuantes organizações tanto espeleológicas quanto de cunho ambiental. Nesta ótica, a obra que ora se apresenta, escrita por pesquisador de renome internacional, vem proporcionar um leque de informações até então não disponíveis na literatura brasileira. Muito embora de nacionalidade francesa, Joel Rodet se estabeleceu por longos anos no Brasil e aqui desenvolver parte de sua carreira acadêmica. Trata-se de uma obra singular, em que a experiência e o olhar europeu do Prof. Joel Rodet são aplicados à realidade brasileira, resultando em um livro único, que virá a preencher lacuna importante no ensino e na preservação de temas cársticos e espeleológicos.

Responsável

Nome

Carlos Frederico de Souza Lott

ID currículo Lattes

4086461992282245

Grupo / instituição

Observatório Espeleológico

Município(s)

Todos os munícipios de Minas Gerais/MG

Objetivo geral

Este projeto acredita que uma ampla disseminação do conhecimento sobre o carste, além de melhorar a qualidade e a quantidade dos relatórios técnicos voltados ao licenciamento ambiental, pode subsidiar novos e mais robustos estudos acadêmicos gerando maiores certezas para as tomadas de decisões.

Área de estudo

O livro aborda as principais áreas cársticas do estado de Minas Gerais.

Forma de execução

O livro encontra-se finalizado e já traduzido para o português. No entanto, carece ainda de revisão técnica (a ser realizada por especialistas) e revisão ortográfica e linguística. O livro “A Leitura do Carste” tem como alvo interessados na ciência das cavernas e do carste, tanto em nível elementar quanto do ensino médio e superior. Em particular, pode ser útil para a formação de especialistas em carste, haja vista a ausência de obras de referência sobre o tema em português. O livro já se encontra finalizado e encontra-se em estágio de revisão por especialistas.

Importância

Este projeto acredita que uma ampla disseminação do conhecimento sobre o carste, além de melhorar a qualidade e a quantidade dos relatórios técnicos voltados ao licenciamento ambiental, pode subsidiar novos e mais robustos estudos acadêmicos gerando maiores certezas para as tomadas de decisões no âmbito do licenciamento, além de subsidiar revisões e aplicações da legislação espeleológica.

Custo total

R$ 155.000,00

Tempo de execução

3 semestres

Produtos

Estima-se que o livro terá aproximadamente 250 páginas. Pretende-se que o livro seja todo impresso em cores, tamanho A4, capa mole plastificada em papel couchê e laminação protetora. A tiragem inicialmente prevista é de 1.000 exemplares. A obra apresenta várias figuras, que serão devidamente tratadas e organizadas. A obra carece ainda de diagramação.