VI Encontro Nordestino de Espeleologia

Resumo

O Encontro Nordestino de Espeleologia – ENE, tem se consolidado como principal evento da espeleologia brasileira na região Nor-deste do Brasil. Esse espaço de encontro tem agregado pesquisadores das mais diversas áreas da ciência espeleológica, fortalecendo os vínculos entre grupos espeleológicos, instituições de defesa do meio ambiente, universidades, órgãos ambientais, amantes da espeleologia, empreendedores e comunidades do entorno do carste nordestino. Sendo pensado como evento cíclico, a cada dois anos elegemos uma nova sede do ENE, buscando privilegiar uma maior integração entre a comunidade espeleológica nordestina e sua rica diversidade cárstica. A possibilidade de construir diálogos com os diversos atores políticos, sociais e econômicos que atuam, direta ou indiretamente no campo da Espeleologia, privilegiando a escuta das comunidades de entorno das áreas cársticas, estimulando a elaboração de políticas públicas de Educação Ambiental e preservação desses geosítios, ouvindo empreendimentos privados voltados para a utilização sustentável desses espaços, apresenta-se como desafio e meta do encontro. O VI Encontro Nordestino de Espeleologia ocorrerá na cidade de Santa Luzia – Bahia e terá como tema central CAVERNAS NORDESTINAS: IMPORTÂNCIA, AMEAÇAS, DESAFIOS. Esse tema foi gestado a partir de diálogos construídos dentro do Grupo Sul Baiano de Espeleologia – GSBE e com a Espeloeonordeste, tendo como ponto de partida as recentes ameaças ao Patrimônio Espeleológico Nacional em vista a fragilização das normas de proteção às cavernas defini-das no Decreto Presidencial 10.935/2022, que impõe novos desafios à comu-nidade espeleológica nacional no que tange à preservação e uso sustentável do carste brasileiro.

Responsável

Nome

ELVIS PEREIRA BARBOSA

ID currículo Lattes

9806422518681233

Grupo / instituição

ESPELEONORDESTE

Município(s)

Pau Brasil/BA, Santa Luzia/BA

Objetivo geral

Realizar discussão acerca da importância da preservação e uso sustentável das cavernas da região Nordeste, em especial o Sul da Bahia.

Área de estudo

O município de Santa Luzia está localizado na borda nordeste da Bacia Metassedimentar do Rio Pardo. Segundo Fraga (2022), um aspecto de destaque nessa região cárstica é a variedade de litologias onde se desenvolveram essas cavidades.

Forma de execução

Serão realizadas palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos e saídas a campo que visam a troca de informações/experiências acerca da Espeleologia e da importância das cavernas por estudantes das Universidades e Institutos Federais e professores da rede pública de ensino para fomentar a discussão acerca da temática de Espeleologia no contexto regional e local, em especial nas escolas e instituições de ensino superior.

Importância

VI Encontro Nordestino de Espeleologia proporcionará a discussão da temática CAVERNAS NORDESTINAS: IMPORTÂNCIA, AMEAÇAS, DESAFIOS, através de conferências, mesas redondas e minicursos, envolvendo a comunidade regional, estudantes de graduação das IES do Sul da Bahia, operadores de Espeleoturismo e espeleólogos de todo o país.

Custo total

R$ 41.000,00

Tempo de execução

2 semestres

Produtos

Relatório Final do VI Encontro Nordestino de Espeleologia Prestação de contas do VI Encontro Nordestino de Espeleologia