O documentário A caverna dos sonhos esquecidos: atividades na formação de professores de física


Autoria

  • Aldo Aoyagui Gomes Pereira
  • Maria José Monteiro Pereira de Almeida
Data de publicação  16/11/2017

Idiomas

  • Inglês
  • Português
Editor  USP
Coleção  Artigos
DOI  https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p49-63

Neste trabalho desenvolvemos um conjunto de atividades com quatro licenciandos de um curso de física utilizando o documentário A caverna dos sonhos esquecidos, do diretor alemão Werner Herzog, produzido em 2010. Nessas atividades, discutimos por que o uso da datação por carbono 14 nas pinturas rupestres retratadas no documentário causou impacto na área arqueológica. Além disso, problematizamos alguns elementos da leitura de imagens e a narrativa desse documentário. A coleta de informações se deu por meio de gravações em vídeo e da produção escrita dos licenciandos. A análise foi realizada a partir de princípios e noções da Análise do Discurso, principalmente através de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. Durante a realização das atividades destacamos a intenção dos licenciandos de realizar leitura crítica de imagens em movimento e da narrativa contida no documentário utilizado.

Pereira, A. A. G., & Almeida, M. J. M. P. de. (2017). O documentário A caverna dos sonhos esquecidos: atividades na formação de professores de física. Comunicação & Educação22(2), 49-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p49-63