Avanços e detalhamentos hidrogeológicos e espeleológicos para fins de proteção ambiental na região cárstica da bacia do rio São Miguel, município de Pains/MG

Resumo

Regiões cársticas são ótimos reservatórios de água de boa qualidade, pois a dissolução de rochas solúveis gera redes de condutos ou cavidades cársticas permeáveis formando aquíferos cársticos. Uma das características desses aquíferos é a vulnerabilidade à contaminação devido ao rápido fluxo da água, sem tempo suficiente para degradações do contaminante, resultando na quase imediata contaminação do recurso hídrico. A bacia do Rio São Miguel, município de Pains/MG, em região cárstica, é caracterizada por alterações qualitativas de águas superficial e subterrânea por coliformes termotolerantes, altos teores de fósforo, nitrato e cádmio, principalmente a jusante de Pains. Essas alterações são ocasionadas por agentes contaminantes provenientes do uso do solo, como mineradoras, agricultura, pecuária e urbanização, coincidindo com regiões mais vulneráveis a contaminações subterrâneas, já mapeadas na parte central da bacia. A bacia possui estudos anteriores sobre rotas, circulação e conexões de fluxo d’água, porém, todas elas na região sul e sudeste da bacia. As regiões norte e nordeste, de mesma importância, localizadas em áreas igualmente carstificadas, carecem de avanços no entendimento dos comportamentos hidrogeológico e espeleológico. Assim, propõe-se um estudo regional associando traçadores (fluoresceína sódica e a rodamina WT), isótopos estáveis (oxigênio 18 e deutério em águas pluviais, superficiais e subterrâneas) e da evolução temporal de hidrogramas/quimiogramas de nascentes cársticas para identificar novas rotas de circulação e interconexões entre águas superficiais e subterrâneas, e estimar graus de carstificação do aquífero. Os resultados da pesquisa servirão de base para ferramentas de gestão de recursos hídricos da região e planejamento da ocupação do solo, bem como para refinamento do mapeamento da vulnerabilidade natural do aquífero à contaminação, a fim de proteger os mananciais subterrâneos e superficiais para os diversos usos da população.

Responsável

Nome

Paulo Henrique Ferreira Galvão

ID currículo Lattes

9934368457396291

Grupo / instituição

Instituto de Geociências - UFMG

Município(s)

Pains/MG

Objetivo geral

Avançar no entendimento global da bacia do São Miguel quanto a mecanismos hidrogeológicos e espeleológicos sobre carstificação, fluxo e transporte hídricos e vulnerabilidade intrínseca cárstica para uma gestão integrada para fins de proteção ambiental dos recursos hídricos e espeleológicos.

Área de estudo

Bacia do rio São Miguel ( 520 km²) está a oeste de Minas Gerais, na Província Cárstica de Arcos Pains, representada por rochas carbonáticas e pelíticas da Formação Sete Lagoas (Grupo Bambuí), onde é comum a ocorrência de diversas de entradas de cavernas, sumidouros, dolinas e nascentes cársticas.

Forma de execução

A pesquisa é dividida da seguinte maneira: 1) Mapeamentos geológico-estrutural e espeleológico em escala de detalhe; 2) Estudos com traçadores fluorescentes para definir rotas de fluxo hídrico entre cavernas e nascentes; 3) Análise de hidrogramas e quimiogramas, isotópicas (oxigênio 18 e deutério) de nascentes cársticas para definir recarga e descarga do aquífero cárstico; 4) Mapas de vulnerabilidade natural e de risco à contaminação do aquífero cárstico, bem como Mapas de densidade e confiabilidade de dados.

Importância

O projeto possibilitará entender com mais detalhe as conexões hidráulicas entre todos os sistemas cársticos da bacia, sobre velocidades e direções de fluxo subterrâneo e indicações de rotas delas; as respostas das nascentes cársticas referentes a eventos chuvosos indicará graus de carstificação e volumes de reservas subterrâneas. Haverá o refinamento do mapa de vulnerabilidade à contaminação, com rotas de fluxos e velocidades de circulação de contaminação. O mapa de riscos à contaminação será desenvolvido, com recomendações de gestões hídricas e espeleológicas sustentáveis.

Custo total

R$ 324.648,00

Tempo de execução

8 semestres

Produtos

• Mapa geológico-estrutural, escala 1:25.000. • Mapa espeleológico, escala 1:25.000. • Mapa de rotas de fluxos hídricos subterrâneos e superficiais da bacia do rio São Miguel, associado ao mapa de superfície potenciométrica, com dados sobre direções e velocidades de fluxo hídrico, dados de sinuosidades e graus de carstificação. • Mapas de vulnerabilidade cárstica e de risco à contaminação. • Proposta de gestão integrada de recursos hídricos e espeleológicos, dando suporte ao Projeto de Monitoramento e Avaliação de Impactos sobre o Patrimônio Espeleológico.