Diretoria 2021-2023

Conheça as diretorias que ajudaram a construir a história da nossa associação.



José Roberto Cassimiro

Presidente

Geólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no mapeamento de cavernas e realizada pesquisas sobre o tema História da Espeleologia. Na Área de Geociências tem experiência em Pesquisa Mineral e Geologia Ambiental. Foi Presidente do Grupo Guano Speleo (IGC/UFMG) (2001). Atualmente é Vice-Presidente do Observatório Espeleológico (2019 – 2022) e integrante do Conselho do Meandros Espeleo Clube (desde 2009).

Henrique Simão Pontes

Vice-Presidente

Geógrafo e Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Técnico em Meio Ambiente. É Professor colaborador do Departamento de Geociências da UEPG e membro efetivo do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE). Atua nos Grupos de Pesquisa do CNPq: Gestão do Patrimônio Natural (UEPG – desde 2008), Geoconservação e patrimônio geológico da UEPG e UFPR e RotaGeo (UEPG). Participou de projetos de pesquisas envolvendo estudos sobre aspectos da geologia, geomorfologia, geoconservação, espeleologia e carste nos Campos Gerais do Paraná. Desenvolve trabalhos sobre carstologia e espeleologia, especificamente levantamentos topográficos e estudos do meio abiótico em cavidades subterrâneas em diferentes regiões do Brasil. Tem experiência em geografia física principalmente nas áreas de geologia, geomorfologia cárstica, espeleologia, patrimônio geológico, geoconservação e políticas públicas ambientais.

Tatiane Monteiro

1ª Tesoureira

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Pará, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga e pós-graduada em Engenharia de Saúde e Segurança do trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui experiência de mais de 12 anos com Estudos Espeleológicos (Prospecção e Topografia) em Licenciamento Ambiental em diversos projetos envolvendo os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins. É membro do Grupo Espeleológico de Marabá (GEM), Caverneiras Brasil, Assessora Regional do Estados Pará, Maranhão e Tocantins do CNC/SBE, além de ser representante do Norte nas oficinas de elaboração do PAN cavernas (Plano de Ação Nacional para a Conservação do Patrimônio Espeleológico).

Fernanda Burigo Mochiutti

2ª Tesoureira

Geógrafa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua tese pesquisou as cavidades subterrâneas graníticas da Ilha de Santa Catarina. Membro efetiva do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas – GUPE desde 2010, ocupando os cargos de secretária, presidente e tesoureira, e membro fundadora e colaboradora do Espeleo Grupo Teju Jagua. Atualmente trabalha como Geógrafa no Instituto Água e Terra, órgão ambiental do Estado do Paraná.

Elizandra Goldoni Gomig

1ª Secretária

Graduada em Ecologia, Mestre e Doutorada em Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus Rio Claro/SP. Atualmente cursa Tecnólogo em Gestão Ambiental e atua como pesquisadora no Laboratório de Geopedologia e Evolução da Paisagem (LAGEP) CEAPLA e Spatial Ecology and Conservation lab (LEEC), UNESP/RC. Foi presidente do Espeleo Grupo Rio Claro (EGRIC), gestão 2019 e 2020. Atualmente é membro ativa do EGRIC e do Meandros Espeleo Clube, bem como das Caverneiras Brasil, participando de diversos projetos e expedições espeleológicas por todo território nacional. Desenvolve projetos nos campos de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Zoneamento Geoambiental, Manejo de Solo e Florestal, Geoconservação e Estudos Espeleológicos.

Daivisson Santos

2º Secretário

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe e Pós Graduado em Arqueologia Subaquática e Arqueologia e Gestão e Educação Patrimonial pelo Instituto Politécnico de Tomar – Portugal. Possui experiência no desenvolvimento e execução de programas, diagnósticos, laudos, gestão e avaliação de impactos em projetos relacionados à Arqueologia e Espeleologia voltados ao licenciamento ambiental para empreendimentos de energias renováveis, de logística e de infraestrutura, de natureza pública e privada, em todo território nacional. É associado SBE (1440) desde 2002, fundador do Centro Ambientalista Integrado de Sergipe e da Espeleonordeste – Sociedade Nordestina de Espeleologia, associado do Grupo Araras de Espeleologia – GAE.