Aniversário da SBE e da travessia da Caverna do Diabo

De 30/10/2021 à 01/11/2021

No dia 1º de novembro de 2021 a Sociedade Brasileira de Espeleologia completou 52 anos.

Também em novembro comemora-se 57 anos da travessia da Caverna do Diabo, onde:

(…) em 28 de novembro de 1964, após inúmeras tentativas anteriores, Michel Le Bret e sua equipe realizaram a primeira travessia da Caverna do Diabo: entraram pela Gruta das Ostras, às 10 horas da manhã, e saíram às 18 horas pela Gruta da Tapagem.

ZOGBI & AULER 2006, p. 80

Com o objetivo de comemorar esses dois eventos e congregar os (as) associados (as) individuais e os diversos grupos espeleológicos associados ou não à Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), convidou a todos e todas e realizou a travessia da Caverna do Diabo.

Este evento contou com o apoio do Grupo de Espeleologia de Apiaí (GESAP) e da Gestão do Parque Estadual da Caverna do Diabo.

A travessia foi realizada no dia 31 de outubro de 2021. Assim foi solicitado que os (as) interessados (as) em participar preenchessem ficha de inscrição.

As inscrições para o evento foram aceitas até o dia 24 de outubro e limitadas a 36 vagas (capacidade de carga diária da travessia). A prioridade foi para os sócios e membros de grupos associados.

Referência

Zogbi, L. e Auler, A. 2006. Michel Le Bret – francês e brasileiro, espeleólogo e desenhista. São Paulo, Redespeleo Brasil, 148p.

Informações sobre a Expedição de Travessia da Caverna do Diabo

Para a realização dessa Expedição Comemorativa de Aniversário da SBE, escolhemos o período de 30 de outubro a 01 de novembro.

Os custos referentes aos guias de turismo e seguro de vida individual necessários para a travessia da Caverna do Diabo serão de responsabilidade da SBE. O ingresso de entrada no parque, no valor de R$ 16,00, é de responsabilidade de cada participante, sem necessidade de aquisição antecipada.

Roteiro da atividade

  • 30 de outubro: período de chegada ao Parque Estadual Caverna do Diabo;
  • 31 de outubro: travessia da Caverna do Diabo (incluindo visita aos grandes salões) com horário de saída entre 8h e 10h;
  • 01 de novembro: dia livre para confraternização.

Estadia

  • Existe uma estrutura básica no Parque que podemos utilizar: 9 colchões, 4 chuveiros, fogão e geladeira;
  • Área de camping;
  • A alimentação (café da manhã, lanches de campo e jantar) fica por conta do participante.

Existe um restaurante no local, que funciona das 8 às 17h, mas mediante reserva é aberto para o jantar (caso haja interesse, deixe avisado na ficha de inscrição).

Informações importantes

Para ingressar na caverna é necessário que os (as) participantes da expedição utilizem calçados e roupas adequadas, capacete e lanternas de cabeça e estejam portando kit de medicamentos pessoais (quando for o caso).

Portaria Normativa FF/DE nº 334/2021

Estabelece critérios para visitação dos roteiros turísticos da Caverna do Diabo, no Parque Estadual Caverna do Diabo.

Observação

Por se tratar de grupo especializado composto por espeleólogas e espeleólogos, a gestão do Parque autorizou a proporção de 1 guia para cada 12 participantes.

Prevenção contra a COVID 19

  • Apresentar, ainda antes do evento para o e-mail (secretaria@cavernas.org.br), cópia da carteirinha de vacinação comprovando imunização com duas doses (caso não tenha tomado a 2º dose antes do preenchimento da ficha de inscrição);
  • Utilizar máscara e trocar sempre que estiver úmida;
  • Não participar da expedição se estiver com sintomas de gripe;
  • Evitar cumprimentos;
  • Fazer uso do álcool 70% para evitar contaminação (leve seu frasco de álcool);
  • Manter distância segura;
  • Não compartilhar objetos, se compartilhar desinfetar os mesmos.