Brasil sediará o 19º Congresso Internacional de Espeleologia da UIS

José Ayrton Labegalini — Presidente de Honra do 19º CIE

Allan Calux — Presidente do 19º CIE

Jocy Brandão Cruz — Vice-presidente do 19º CIE

É com grande alegria e satisfação que anunciamos a toda a comunidade espeleológica que o Brasil será a sede do 19º Congresso Internacional de Espeleologia. O evento, que ocorre sob a tutela da União Internacional de Espeleologia, marcará também o seu sexagésimo aniversário. A cidade escolhida para sediar o evento mais importante da espeleologia mundial foi Belo Horizonte, coração da espeleologia brasileira, que conta com infraestrutura aeroviária e rodoviária que permite acessar a maior parte das regiões cársticas do Brasil.

A primeira iniciativa concreta em favor do Brasil organizar novamente o evento máximo da espeleologia mundial surgiu em 2015, quando uma proposta foi apresentada formalmente pela SBE na reunião da UIS daquele ano, na Eslovênia. O intuito era organizar o 18º CIE, em 2021, com o mote de SPELEO-BRAZIL+20, numa alusão à Rio+20, de 2012, a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável realizada no Rio de Janeiro vinte anos depois da conferência de 1992, também no Rio; no mesmo sentido, a proposta da SBE era em alusão ao SPELEO-BRAZIL 2001, realizado em Brasília vinte anos antes do pretendido 18º CIE. No entanto, naquela ocasião, a proposta brasileira foi retirada em favor da francesa, também apresentada na mesma reunião.

Semente plantada, foi questão de tempo para que a ideia ganhasse força, ao passo que, após uma série de comunicações e manifestações de interesse entre representantes da SBE e o Bureau da UIS, no mês passado, a proposta brasileira foi eleita por unanimidade pelos delegados da UIS. Então agora é oficial, teremos a tarefa não apenas de organizar o maior evento da espeleologia mundial, mas de fazê-la com estilo, dado que a UIS celebrará seu aniversário de número 60. Que grande responsabilidade!

Importante dizer que a SBE não estará sozinha nesta jornada. Tal como nos congressos nacionais, mais uma vez SBE e CECAV serão parceiros, reforçando ainda mais os já estreitos laços entre as duas organizações. Além do direcionamento de recursos financeiros oriundos de Termos de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCEs), o CECAV tem participação ativa desde o início, sendo corresponsável pela elaboração do projeto encaminhado à UIS e protagonista na elaboração do vídeo que emocionou os delegados na UIS no processo que nos acolheu como país sede do próximo CIE.

A partir de agora, a pequena comissão organizadora, inicialmente composta por Allan Calux, Edvard Magalhães, Jocy Cruz, José Ayrton Lebegalini, Nivaldo Colzato e Paulo Arenas, vai aos poucos se expandir. Embora tenhamos ainda quatro anos pela frente, há muito o que ser feito e toda ajuda será mais do que bem-vinda! Nesse contexto, convocamos todos aqueles que tiverem interesse em contribuir voluntariamente para escreverem para committee@speleo2025.org. Vamos juntos!