Análise de vulnerabilidade ao risco de contaminação atrelada à recarga aquífera e às zonas de cavidades em formações ferríferas do Sinclinal Moeda, Quadrilátero Ferrífero - MG

Resumo

A água é um recurso natural essencial à vida, e é amplamente utilizada na maioria das atividades econômicas. O forte crescimento da população, o desenvolvimento industrial, as atividades agrícolas e a mineração têm gerado uma crescente demanda por água potável. Contudo, sem o planejamento ambiental adequado, aumentam os riscos à contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de problemas de superexplotação, ou seja, a extração de água sem controle. Sendo assim, é crucial que se crie macanismos para a gestão desse recurso, e, uma das técnicas aplicadas para se proteger os aquíferos é através do mapeamento de vulnerabilidade à contaminação. Por meio da definição da vulnerabilidade, é possível identificar as áreas onde há grande propensão à contaminação e promover medidas para preservar os recursos hídricos. A área foco deste trabalho compreende a região denominada de Sinclinal Moeda com aproximadamenter 80 km de cadeias de montanhas, e corresponde à face oeste do Quadrilátero Ferrífero, na porção sul da Região metropolitana de Belo Horizonte. O quadrilátero ferrífero é atualmente onde se mais produz minério de ferro bruto do Brasil e por isso, há grande densidade de empreendimentos minerários nessa região. A identificação de área de maior vulnerabilidade já representaria uma grande contribuição para controle de órgãos gestores. Contudo, o trabalho pretende ainda fazer uma correlação com regiões mais favoráveis à recarga a fim de correlacionar os recursos hidricos superficiais e subterrâneas e a presença das cangas e da formação ferrifera que favorecem o desenvolvimento de cavidades cársticas, muito impactadas por empreendimentos minerários e pela falta de estudos aprofundados. Desta forma, esse projeto pretende analisar a vulnerabilidade aquífera desta região, definir as zonas de recarga e identificar as regiões de minério de ferro, com favorábilidade à formação de cavidades cársticas, a fim de correlacioná-las.

Responsável

Nome

RODRIGO SERGIO DE PAULA

ID currículo Lattes

9267002332142386

Grupo / instituição

UFMG

Município(s)

Parte dos municípios : Belo Horizonte, Belo Vale, Brumadinho, Congonhas, Ibirité, Itabirito, Moeda, Nova Lima, Ouro Preto e Rio Acima /MG

Objetivo geral

O objetivo geral do projeto consiste na avaliação dos dados de vulnerabilidade aquífera da região do Sinclinal Moeda, com as principais regiões de recarga da região e determinação /mapeamento (quando possível) das áreas de cangas e formações ferríferas, regiões prováveis à formação de cavidades.

Área de estudo

Apresenta geologia complexa, com granitoides e xistos, sobreposto por quartzitos, carbonatos e formações ferríferas. As 3 últimas unidades geológicas citadas apresentam cavernas, contudo devido a interferência dos empreendimentos minerários, as formações ferríferas serão o enfoque do estudo.

Forma de execução

Revisão bibliográfica e compilação de estudos ambientais e espeleológicos. Análise de vulnerabilidade aquífera realizada por métodos de geoprocessamento. Avaliação das regiões de recarga por métodos indiretos, devido às dimensões da área. Devido à interferência das minerações, se faz necessária a caracterização das regiões de canga e de minério de ferro para identificação de cavidades por geoprocessamento e campo (em áreas de acesso livre ). Será necessária ainda a aquisição de computadores para processamento de dados, diárias para visitas em campo e análises químicas e físicas.

Importância

A análise de vulnerabilidade aquífera por si só já representaria para os órgão gestores um conhecimento de grande abrangência. A associação desta análise com a identificação das principais zonas de recarga, atrelada às áreas com maior formação de cavidades no minério de ferro, áreas inclusive onde há maior impacto pela extração de minério e pelo rebaixamento do aquífero, sendo este a principal fonte abastecimento publico da grande BH, a associação destas informações caracterizará uma investigação ambiental muito mais robusta e completa.

Custo total

R$ 340.000,00

Tempo de execução

8 semestres

Produtos

Dois artigos científicos publicado em periódico B1 ou superior com análise de vulnerabilidade da região; Dois artigos científicos publicados em periódico B1 ou superior com análise de recarga aquífera da região; Dois artigos científicos publicados em periódico B1 ou superior com mapeamento das cangas existentes na região; Dois artigos científicos publicados em periódico B1 ou superior com trabalho de revisão bibliográfica das cavidades existentes; Resumos apresentados em congressos e simpósios sobre os temas acima citados. Relatório final com a consolidação dos dados publicados.

Cronograma

CRONOGRAMA