DESVENDANDO A COLEÇÃO DE ORTHOPTERA (INSECTA) CAVERNÍCOLAS DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SUBTERRÂNEOS - UFSCAR

Resumo

O conhecimento taxonômico contribui para o manejo, conservação e o entendimento dos organismos. No entanto, seu suporte, tanto financeiro quanto acadêmico, está longe de ser suficiente para que a taxonomia seja uma ferramenta efetiva a essa finalidade. Atualmente, existe uma grande lacuna no conhecimento sobre ortópteros cavernícolas brasileiros, o que nos leva a um grande impedimento taxonômico. Consequentemente retardando o progresso científico em diversas áreas do saber. A coleção de biota subterrânea do Laboratório de Estudos Subterrâneos (LES) da UFSCar possui uma vasta coleção desses insetos, porém pouco explorada até o momento. Grande parte do material dos grilos cavernícolas lá depositados, não estão identificados até o nível específico ou são espécies que sequer são conhecidas pela comunidade científica. Assim, demonstrando um grande potencial para novas descobertas taxonômicas e um papel fundamental na conservação desses organismos e o ambiente onde eles vivem. Com isso, os objetivos do presente projeto são organizar e identificar os espécimes da Coleção de Orthoptera do LES, descrever eventuais novos táxons presentes nessa coleção, registrar os dados de distribuição dos espécimes identificados a nível de espécie e incluí-los em plataformas de acesso público online, fazer um mapa da distribuição das espécies cavernícolas brasileiras de Orthoptera além de confeccionar material de divulgação científica para familiarizar e conscientizar a comunidade não científica sobre os ortópteros cavernícolas e sua importância. Trata-se de solicitação de Bolsa de Pós-Doutoramento para especialista do grupo (sob supervisão de Maria Elina Bichuette), com Doutorado na linha temática- Taxonomia e Biogeografia de Orthoptera (Insecta).

Responsável

Nome

Maria Elina Bichuette

ID currículo Lattes

8453043393798516

Grupo / instituição

LES/UFSCar

Município(s)

Diversos/BA, Diversos/GO, Diversos/MG, Diversos/MS, Diversos/MT, Diversos/PA, Diversos/PI, Diversos/PR, Diversos/SC, Diversos/SE, Diversos/SP, Diversos/TO

Objetivo geral

● Organizar e identificar os espécimes da Coleção de Orthoptera do Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar, com enfoque em gêneros e espécies; ● Descrever novos táxons presentes nessa mesma coleção; ● Produzri material didático e de Divulgação (catálogo).

Área de estudo

Trata-se de um projeto que contemplará cavernas em 12 estados federativos, que são os principais representados na coleção LES/UFSCar. As cavernas inserem-se nos Grupos e Unidades Geomorfológicas a seguir: Bambuí, Araras, Espinhaço Setentrional e Meridional, Açungui, Canudos, Serra Geral.

Forma de execução

O Material de estudo encontra-se disponível e depositado na Coleção do LES/UFSCar, parte fundamental para exequibilidade do projeto. Serão contemplados a Morfologia, Taxonomia e Sistemática do grupo dos Orthoptera. Serão produzidos materiais científicos e de divulgação: Para o desenvolvimento do projeto serão utilizados os equipamentos: Esteromicroscópio, Microscópio Eletrônico de Varredura e Mesas Estatizas para produção de imagens fotográficas. Todos equipamentos já estão disponíveis no LES/UFSCar.

Importância

A coleção de biota subterrânea do Laboratório de Estudos Subterrâneos (LES) da UFSCar, com seus 16 anos de existência, conta com mais de 30 mil lotes só de invertebrados provenientes de ambientes subterrâneos. Essa coleção abrange mais de 1700 lotes da ordem Orthoptera, com 2769 espécimes catalogados, dos quais, apenas 594 estão identificados a nível de espécie. Há um grande potencial de novos táxons a serem descobertos, uma vez que quase 80% dos ortópteros da coleção do LES ainda não foram identificados em nível específico.

Custo total

R$ 116.400,00

Tempo de execução

4 semestres

Produtos

Serão confeccionados folders (impressos e digitais) mostrando a diversidade dos grilos cavernícolas e sua importância em seu habitat. Serão utilizadas fotos ilustrativas para os táxons mais representativos nas cavernas brasileiras, bem como os seus caracteres diagnósticos. Também será gerado um banco de dados com os registros das espécies nas cavernas dos estados contemplados no projeto. O estudo detalhado dessa coleção poderá contribuir para o fim do impedimento taxonômico, que durante anos dificulta a conservação de diversas espécies.