Glaciochemistry of Cave Ice: Paradana and Snežna Caves, Slovenia


Autoria

  • Anne E. Carey
  • Matija Zorn
  • Jure Tičar
  • Matej Lipar
  • Blaž Komac
  • Susan A. Welch
  • Devin F. Smith
  • William Berry Lyons
Data de publicação  23/11/2018
Idioma  Português
Editor  Geosciences
Coleção  Artigos
DOI  https://doi.org/10.3390/geosciences9020094

Amostras de gelo de cavernas coletadas em terreno cárstico têm maiores concentrações de íons e nutrientes, mostrando que o gelo se origina da precipitação local modificada pela adição de Ca 2+ e HCO – a partir da dissolução do leito rochoso local. Os perfis isotópicos do gelo da Caverna do Paradana são semelhantes aos descritos em outras cavernas de gelo na Europa Central e Oriental, onde os perfis são desenvolvidos através do congelamento das águas da piscina da caverna ou do “lago” de cima para baixo durante o início da porção fria do ano. Dados de isótopos estáveis ​​sugerem que estudos futuros podem produzir um registro paleoambiental de longo prazo para este local.

As cavernas de gelo ocorrem em várias regiões do mundo [ 1 ] e foram descritas como a menor porção da criosfera terrestre [ 2 ]. Eles foram definidos como cavernas em rocha contendo gelo perene [ 3 ] e uma característica cárstica que acumula gelo estratificado tanto da neve quanto do congelamento da água [ 4 ]. São feições geomórficas que têm relação tanto com o carste quanto com os processos glaciais e periglaciais [ 5 ]. A combinação de temperaturas de inverno e regime de precipitação é considerada importante na manutenção do gelo em cavernas [ 6] As cavernas de gelo normalmente ocorrem em altitudes mais baixas do que as geleiras e existe a preocupação de que, à medida que o clima global continua a aquecer, essas características, especialmente aquelas em latitudes temperadas, sejam perdidas [ 2 , 7 ]. Alguns sugeriram que os corpos de gelo podem conter importantes registros climáticos e ambientais, assim como o gelo das geleiras [ 2 ]. Houve alguns estudos que analisaram o gelo das cavernas para sua composição de isótopos de água, por exemplo, [ 8 , 9 ]. Até o momento, houve poucas tentativas de desenvolver registros geoquímicos de cavernas de gelo. Tem havido investigações de cavernas de gelo na Europa Central e Oriental [ 10 , 11 , 12 , 13] e mais recentemente em Idaho, EUA [ 14 ]. Apresentamos aqui dados isotópicos, elementos principais e nutrientes de duas localizações acessíveis de cavernas de gelo na Eslovênia. Esses dados fornecem informações sobre a origem desses solutos para o gelo, explicam como o gelo é formado e sugerem a utilidade dessas características como possíveis registros proxy de mudanças ambientais.

Cave ice samples collected within karstic terrain have major ion and nutrient concentrations showing that the ice originates from local precipitation modified by the addition of Ca2+ and HCO3 from the dissolution of the local bedrock. Isotopic profiles of Paradana Cave ice are similar to those described in other ice caves in central and eastern Europe, where the profiles are developed through the freezing of cave pool or “lake” waters from the top downward during the onset of the cold portion of the year. Stable isotope data suggest future studies may yield a long-term paleo-environmental record for this location.

Geosciences 20199(2), 94